terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O abuso do gerúndio no Call Center

O gerúndio é um modo verbal e como tal expressa ação, movimento... Utilizar o gerúndio no meio corporativo ou nas interações sociais não é errado, mas deveria ser expressamente proibido treinar profissionais de linha de frente sem zelar por este aspecto importante na narrativa dos atendentes de empresas de Atendimento e Canal de Relacionamento.

"- A senhora pode estar teclando a opção 3 para estar fazendo sua reclamação."

Desta forma, "eu não vou poder estar defendendo o uso do gerúndio". Não há a necessidade de formulação de todas as frases com a ênfase no futuro. É bom lembrar que o gerundismo não é privilégio só das empresas de Call Center. No comércio, nos shoppings, na recepção de hospitais, clínicas, lá está ele, reinando absoluto.

Este tipo de construção se repete todos os dias, criando um mal-estar para os ouvidos mais sensíveis de clientes e consumidores, de empresas de pequeno, médio e grande porte.
Então, o melhor a fazer é não repetir o erro e dar ao gerúndio o lugar que lhe cabe no uso da língua portuguesa.


"- A senhora pode teclar a opção 3 para fazer sua reclamação."

Assim será melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua opinião, comentários e se preferir enviei email para: marta.fontenele@gmail.com