domingo, 13 de fevereiro de 2011
officinales cursos livres comunicação humana: VITRINE
officinales cursos livres comunicação humana: VITRINE: "Este espaço é reservado para você educador, professor que esteja realizando ou divulgando algum curso, treinamento em qualquer área de aperf..."
O lugar das Formas de Tratamento no Trabalho
Aqui no Brasil, os ventos do que se convencionou denominar "modernidade", soprando forte pela década de 1980, trouxeram uma equivocada concepção de que utilizar nas relações de trabalho, ou no convívio social, o "senhor', e/ou a "senhora" era errado. Afinal, a lógica de mundo, já influenciada pelo conceito da globalização, pedia a renovação de tudo que fosse velho, ou que se assemelhasse ao antigo. Então, resolveram "passar o rodo" e substituir o senhor e a senhora pelo soberano "Você".
O resultado foi a adoção de uma forma pasteurizada de tratamento pessoal. Tenho visto empresas conceituadas, terem em seu pessoal de linha de frente, os profissionais de atendimento ao público, tratarem por "você" a moça de 20 anos e, da mesma forma, a idosa de 85 anos.
Ora, é uma questão de bom senso. "Senhora" ou "Senhor" são tratamentos com que nos dirigimos às pessoas mais velhas. E mais: no atendimento ao público, o ideal é não se avaliar a idade, mas sim adotar o "senhor" e a "senhora" independentemente da idade ou da aparência. Isso, por uma simples questão: é necessário evidenciar bons modos e deixar expresso o respeito à pessoa a quem dirigimos o atendimento.
Se a pessoa a quem estamos atendendo, o cliente, manifestar que prefere ser tratada diferentemente, ou seja, por você, é um direito dela e deve ser acatado, porém o atendimento considerado profissional deve preservar as formas de tratamento convencionadas.
O resultado foi a adoção de uma forma pasteurizada de tratamento pessoal. Tenho visto empresas conceituadas, terem em seu pessoal de linha de frente, os profissionais de atendimento ao público, tratarem por "você" a moça de 20 anos e, da mesma forma, a idosa de 85 anos.
Ora, é uma questão de bom senso. "Senhora" ou "Senhor" são tratamentos com que nos dirigimos às pessoas mais velhas. E mais: no atendimento ao público, o ideal é não se avaliar a idade, mas sim adotar o "senhor" e a "senhora" independentemente da idade ou da aparência. Isso, por uma simples questão: é necessário evidenciar bons modos e deixar expresso o respeito à pessoa a quem dirigimos o atendimento.
Se a pessoa a quem estamos atendendo, o cliente, manifestar que prefere ser tratada diferentemente, ou seja, por você, é um direito dela e deve ser acatado, porém o atendimento considerado profissional deve preservar as formas de tratamento convencionadas.
Assinar:
Postagens (Atom)